A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) descartou o segundo caso suspeito de Ebola nesta sexta-feira (12). A decisão se baseia em análises de duas amostras coletadas de uma mulher de 31 anos, que apresentou sintomas após viagem à República Democrática do Congo (RDC).
A paciente, que foi notificada em 10 de junho, apresentava febre e diarreia. Ela segue internada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER) recebendo tratamento para gastroenterocolite aguda, com evolução clínica favorável. As coletas de amostras seguiram o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo uma realizada antes de 72 horas do início dos sintomas e outra após esse período.
Os resultados de ambas as amostras foram negativos. O Estado de São Paulo já havia descartado um primeiro caso suspeito de Ebola em 1º de junho, envolvendo um homem de 37 anos que também havia visitado a República Democrática do Congo.
A doença, causada pelo vírus Ebola, manifesta-se com início súbito, apresentando febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e diarreia. A transmissão ocorre por contato direto com fluidos de pessoas infectadas, e não por via respiratória.

