O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) ativou um plano emergencial neste domingo, 7, para conter o excesso de energia na rede nacional. A ação preventiva visa evitar desequilíbrios e garantir a segurança do Sistema Interligado Nacional, resposta a uma previsão de carga reduzida no país.
O volume de eletricidade injetado na rede superou a demanda real da sociedade devido ao baixo consumo. O ONS seguiu um protocolo de segurança em etapas para equilibrar o sistema. Inicialmente, o órgão determinou a redução da atividade em grandes usinas sob sua responsabilidade direta.
Como a primeira providência não foi suficiente, o ONS acionou o plano emergencial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O operador notificou as distribuidoras locais para reduzir a geração em suas áreas de concessão, pois o ONS não controla diretamente essas fontes regionais.
O Plano Emergencial de Gestão de Excedentes protege o Sistema Interligado Nacional quando a expansão de fontes limpas coincide com baixíssimo consumo, situação comum em feriados e finais de semana. O regulamento da Aneel autoriza o corte controlado da geração distribuída, como painéis solares, somente em última instância, após as grandes usinas atingirem o limite seguro.

