A Região Sul do Brasil registrou temperaturas abaixo de zero pelo segundo dia consecutivo, na quinta-feira (25). O fenômeno é provocado pela primeira onda de frio do inverno de 2026, enquanto o centro da massa de ar polar atravessa os estados sulistas.
Santa Catarina apresentou os índices mais baixos do país até a manhã desta quinta-feira. Em Bom Jardim da Serra, o registro foi de -8,5°C, seguido por Urupema, com -8,2°C, e Urubici, com -5,7°C. No Rio Grande do Sul, diversas localidades também ficaram abaixo de zero, como Vacaria, com -2,5°C, e Caxias do Sul, com -1,4°C.
No Paraná, os registros das estações meteorológicas do INMET e Simepar apontaram que General Carneiro atingiu -4,8°C, e Guarapuava registrou -1,4°C. Outras cidades registraram temperaturas próximas de zero, como Toledo (0,1°C) e Pato Branco (0,3°C).
Os dados meteorológicos indicam que o frio rigoroso deve persistir até sexta-feira (26). Somente após o deslocamento total da massa de ar para o oceano haverá uma elevação gradual das temperaturas, mantendo o risco de geada forte em grande parte do território sulista.

