O técnico da Escócia, Steve Clarke, renunciou ao cargo após a seleção do país ser eliminada da Copa do Mundo de 2026. A decisão ocorre após a equipe não resistir na fase de grupos do torneio realizado nos Estados Unidos.
A renúncia de Clarke encerra um ciclo de sete anos no comando da seleção nacional. Segundo nota oficial, o treinador principal pôs fim à sua gestão após a participação na Taça do Mundo FIFA 2026.
Clarke havia assinado um contrato de extensão com a federação escocesa válido até o término do mundial de 2030. Contudo, o treinador optou por encerrar o ciclo mesmo com menos de dois meses de contrato renovado.
Em maio deste ano, ao assinar a renovação, Clarke declarou que era importante planejar o futuro. Ele disse: “É muito importante olhar para frente e planejar o futuro e, embora minha equipe esteja fazendo tudo ao seu alcance para competir e orgulhar o país nos Estados Unidos neste verão, também nos dá certeza, antes do torneio, de que podemos construir sobre essas bases a longo prazo, e é um privilégio continuar nesta função.”

