A seleção uruguaia foi eliminada da Copa do Mundo de 2026 após perder para a Espanha na sexta-feira (26). O técnico Marcelo Bielsa não escalou três atletas, incluindo Giorgian de Arrascaeta, Emiliano Martínez e Joaquín Piquerez, que não tiveram minutos em campo.
O Uruguai perdeu a competição com diversos jogadores sem participação. Além dos atletas oriundos do Flamengo e do Palmeiras, outros seis jogadores não entraram em campo, seja por opção técnica ou por condição física. O meio-campista Giorgian de Arrascaeta, ídolo do Flamengo, sofreu lesão na panturrilha durante a preparação. Apesar de apresentar condições no fechamento da fase de grupos, Bielsa optou por não utilizá-lo.
Joaquín Piquerez e Emiliano Martínez permaneceram no banco em todas as partidas. O lateral-esquerdo do Palmeiras perdeu a titularidade para Juan Sanabria, enquanto o meio-campista era uma das últimas opções da região central, composta por Manuel Ugarte, Rodrigo Bentancur e Federico Valverde.
A eliminação marca a segunda vez consecutiva do Uruguai fora da fase de grupos do torneio. A seleção bicampeã do mundo foi substituída por Cabo Verde, que garantiu a vice-liderança do Grupo H com três empates e avançará para a segunda fase contra a Argentina.

