Donald Trump afirmou, na cúpula do G7 realizada na França em 17 de junho de 2026, que Rússia e Ucrânia não possuem um método para solucionar o conflito. O presidente dos Estados Unidos comentou sobre as baixas militares e sobre conversas diretas com os líderes dos dois países.
Trump destacou o alto número de baixas em ambos os lados do conflito. Segundo ele, Moscou sofre mais perdas por manter a posição ofensiva. “Eles estão perdendo muitos soldados, ambos estão perdendo muito. A Rússia está perdendo mais, porque eles são os mais ofensivos, e quando você é ofensivo na guerra, você perde mais. Bem simples”, disse.
O presidente norte-americano informou ter mantido contato telefônico com o presidente russo e o presidente ucraniano. Ele declarou que as conversas indicaram vontade mútua de chegar a um acordo, mas o impasse reside na falta de um caminho prático. “Nós tivemos uma conversa muito boa com o presidente Putin e uma conversa muito, muito boa com o presidente Zelensky. Eu acho que ambos querem fazer algo, mas eles simplesmente não sabem como”, disse o republicano.
Em paralelo, os líderes do G7 anunciaram a ampliação do apoio militar à Ucrânia e o reforço das sanções contra a Rússia. O grupo declarou apoio à soberania ucraniana e prometeu aumentar a pressão sobre a economia russa, reforçando sanções a setores de petróleo e gás.

