Donald Trump declarou, durante o encerramento da cúpula do G7 na França, que os Estados Unidos não pagarão pela reconstrução do Irã. O republicano afirmou que os danos causados ao país são avaliados entre US$ 1,5 trilhão e US$ 2 trilhões.
Trump disse em entrevista a jornalistas que o prejuízo é muito alto e que a ajuda dependerá de terceiros. Ele explicou que, embora os EUA planejem descongelar um fundo de US$ 300 bilhões se o Irã cumprir os termos do memorando de paz, essa quantia não cobre o necessário para os reparos, que podem levar até 20 anos, segundo estimativas de Washington.
A transferência desse fundo faz parte das condições acordadas entre Washington e Teerã para o memorando de paz. Trump havia anunciado no dia 14 de junho que o acordo estava concluído, e ele autorizou a reabertura sem restrições do estreito de Ormuz, determinando a retirada imediata do bloqueio naval dos Estados Unidos.
O presidente norte-americano comentou que, em relação ao dinheiro, “Nós pegamos muito do dinheiro deles, e tiramos dinheiro deles. Quando não é o nosso dinheiro, é o dinheiro deles, e nós o congelamos em um determinado momento. Acho que vamos ter que devolvê-lo. Se não o devolvêssemos, ninguém jamais voltaria a investir no dólar”.

