O Uruguai foi a única seleção da CONMEBOL eliminada na primeira fase do Mundial 2026. O time ficou em terceiro lugar do Grupo H com apenas dois pontos, o que não foi suficiente para avançar aos dieciseisavos de final.
A seleção uruguaia não apenas prejudicou seu próprio desempenho, mas também o de outras nações sul-americanas. Argentina, Brasil, Equador e Paraguai avançaram para a fase de dieciseisavos de final do torneio.
O time de Marcelo Bielsa terminou em terceiro lugar no Grupo H com apenas dois pontos. Essa pontuação foi insuficiente para garantir uma das oito vagas para a próxima fase do Mundial.

