Autoridades venezuelanas informaram que equipes restabeleceram 60% do fornecimento de energia elétrica no estado de La Guaira, região mais atingida pelos terremotos ocorridos no início da semana. A presidente interina, Delcy Rodríguez, anunciou a recuperação na madrugada de sábado (27).
O estado de La Guaira, localizado na costa norte da Venezuela, foi o mais afetado pelos dois tremores, que ocorreram na quarta-feira (24). O governo havia declarado a área como zona de desastre em 25 de junho.
O presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, comunicou que o número de mortos após os sismos atingiu 1.430 neste sábado. Além disso, 3.200 pessoas ficaram feridas e 3.142 ficaram desabrigadas, segundo a televisão estatal.
Desde os tremores de magnitude 7,2 e 7,5, 430 réplicas foram registradas no país. As equipes de socorro realizaram pelo menos 7.500 triagens médicas e prestaram mais de 12 mil atendimentos na área afetada.
Rodríguez explicou que o governo buscará restaurar mais linhas de transmissão assim que conseguir reparar a infraestrutura danificada nas áreas montanhosas de La Guaira.

