A vice-prefeita de Ribeira (SP) foi denunciada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) por desviar R$ 41,2 mil dos cofres públicos para pagar um suposto trabalho espiritual de amarração amorosa. A defesa da vice-prefeita alega que ela foi vítima de extorsão por parte de uma mãe de santo.
Segundo o MP-SP, o desvio ocorreu por meio da contratação da empresa W.F., que prestava serviços à prefeitura. Além da vice-prefeita, foram denunciados o coordenador municipal de Saúde e o proprietário da empresa. O trio responde por organização criminosa, fraude à licitação, uso de documento falso, falsidade ideológica e peculato.
A defesa da vice-prefeita afirma que a mãe de santo, identificada como mentora, extorquia a vice-prefeita para não expor um suposto caso amoroso com o coordenador de Saúde — caso que, segundo as advogadas, não existiu. O pagamento à empresa W.F., ainda de acordo com a defesa, foi por serviços efetivamente prestados. O proprietário da empresa, ao saber da extorsão, teria transferido dinheiro a uma pessoa ligada à mãe de santo para ajudar a vice-prefeita.
As advogadas também alegam que a denúncia foi motivada por perseguição política. “Não é novidade que mulheres em posições de liderança política sejam alvo de escrutínio desproporcional e de narrativas construídas para desqualificá-las pessoalmente”, afirmaram em nota. A defesa acrescentou que “a verdade será integralmente esclarecida no curso do processo”. A mãe de santo não foi localizada pela imprensa para se manifestar.

