Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Prefeitura de Bauru abre propostas para concessão do sistema de esgoto
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Infraestrutura

Prefeitura de Bauru abre propostas para concessão do sistema de esgoto

Amanda Rocha
Última atualização: 6 de março de 2026 17:15
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 2 min.
Compartilhar

A Prefeitura de Bauru (SP) abriu nesta sexta-feira (6) as propostas para a concessão do sistema de esgoto do município. A sessão de abertura ocorreu pela Secretaria de Administração, com a participação de três consórcios que avançaram para a segunda fase do edital.

A análise dos documentos será feita pela Comissão de Contratação. O ‘Consórcio Saneamento Bauru’ apresentou o menor valor de tarifa entre os concorrentes, mas ainda não foi declarado vencedor da licitação. A proposta deve passar por uma análise técnica de outras secretarias da prefeitura antes da definição do resultado final.

A empresa vencedora será responsável pelos serviços de coleta, transporte e tratamento de esgotos sanitários do município pelos próximos 30 anos. Entre as obrigações está a conclusão e operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vargem Limpa, que teve início em 2015 e está paralisada desde 2021, quando a prefeitura rescindiu o contrato com a empresa responsável pela construção.

O edital de concessão do serviço de tratamento de esgoto foi aberto em 2024, passando por duas prorrogações e cinco suspensões, algumas determinadas pela Justiça e outras pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

A concessão foi aprovada pela Câmara Municipal de Bauru em maio de 2024 e sancionada pela prefeita Suéllen Rosim. O projeto será financiado com recursos do Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) e pela tarifa de esgoto, já cobrada junto à conta de água.

A conclusão da ETE Vargem Limpa é considerada fundamental para melhorar o saneamento básico da cidade, que atualmente possui apenas 4% do esgoto tratado, o segundo pior índice entre as 100 maiores cidades do Brasil, segundo o Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.

TAGGED:BauruConcessãoesgotoETE Vargem LimpainfraestruturaInstituto Trata BrasilSaneamentoSão PauloSuéllen Rosim
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior SBT Reinventa Programação Após Saída de Apresentadora
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?