Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Ultraprocessados podem prejudicar a visão de crianças, alerta especialista
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Saúde

Ultraprocessados podem prejudicar a visão de crianças, alerta especialista

Amanda Rocha
Última atualização: 14 de março de 2026 19:59
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 3 min.
Compartilhar

O consumo de alimentos ultraprocessados no Brasil representa cerca de 23% das calorias diárias ingeridas pela população, segundo estudo publicado na revista The Lancet e divulgado por pesquisadores da Universidade de São Paulo no final de 2025.

Dentre os fatores de risco, a alimentação baseada nesse tipo de produto pode prejudicar a saúde metabólica e o desenvolvimento da visão infantil. Os ultraprocessados, ricos em açúcar, gorduras e aditivos químicos, e pobres em nutrientes essenciais, podem interferir diretamente na formação e no funcionamento das estruturas importantes do olho, como retina e mácula.

““A visão depende do bom funcionamento de estruturas altamente especializadas do olho, como a retina, a mácula, o nervo óptico e a superfície ocular. Todas elas precisam de nutrientes específicos para funcionar adequadamente”, afirmou o oftalmologista Claudio Lottenberg.”

Segundo Lottenberg, vitaminas como A, C e E, além de minerais como zinco e nutrientes como ômega-3, luteína e zeaxantina, ajudam a proteger as células oculares contra inflamação e estresse oxidativo. A falta de vitamina A, por exemplo, pode estar associada a quadros como cegueira noturna e, em casos graves, ulceração da córnea.

- Publicidade -
Ad imageAd image

O excesso de açúcar também levanta preocupações, uma vez que dietas com alto teor de açúcar estão ligadas ao aumento do risco de diabetes precoce, que pode desencadear complicações como a retinopatia diabética, uma das principais causas de perda visual.

A baixa ingestão de vitaminas antioxidantes, como C e E, pode aumentar no futuro o risco de doenças como catarata e degeneração macular, devido ao estresse oxidativo. Já a deficiência de ômega-3 pode comprometer a qualidade do filme lacrimal, favorecendo sintomas de olho seco.

Além de afetar a saúde ocular, problemas de visão na infância podem comprometer diretamente o aprendizado e o desempenho escolar. “Grande parte do processo educacional depende da leitura e da percepção visual. Déficits visuais podem impactar atenção, coordenação motora, prática de esportes e até a interação social”, ressaltou Lottenberg.

Hábitos alimentares ruins aumentam o risco de doenças metabólicas, como diabetes e hipertensão na vida adulta, condições que estão diretamente associadas a diversas doenças oculares, como retinopatia diabética, degeneração macular precoce e doenças vasculares da retina.

Para reduzir os riscos, Lottenberg defende que a prevenção comece cedo, com educação alimentar e incentivo a hábitos saudáveis. “Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, peixes, castanhas e alimentos naturais fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento ocular saudável”, concluiu.

TAGGED:Claudio LottenbergOlhosSaúde ocularUniversidade de São Paulo
Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Preços de imóveis sobem 12,9% no primeiro trimestre
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?