Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
OK
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
  • Cotidiano
  • Política
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 - BRASIL EM FOLHAS S/A
Leitura: Governo publica regulamentação das subvenções ao diesel e gás importados
Compartilhar
Notificação Mostrar mais
Font ResizerAa
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Font ResizerAa
  • Política
  • Cotidiano
  • Economia
  • Mundo
  • Esporte
  • Cultura
  • Opinião
Procurar
  • Home
    • Política
    • Cotidiano
    • Economia
    • Mundo
    • Esporte
    • Cultura
    • Opinião
  • Anuncie
  • Fale Conosco
  • Expediente
Have an existing account? Sign In
Follow US
  • Anuncie
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Economia

Governo publica regulamentação das subvenções ao diesel e gás importados

Amanda Rocha
Última atualização: 15 de abril de 2026 19:13
Amanda Rocha
Compartilhar
Tempo: 3 min.
Compartilhar

O governo federal publicou nesta quarta-feira (15) o decreto que regulamenta o ‘Regime Emergencial de Abastecimento Interno de Combustíveis’. O decreto promove a subvenção à importação de diesel e GLP (gás de cozinha), além de estabelecer regras mais rígidas de transparência e fiscalização no setor.

Segundo o texto publicado em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) será responsável por habilitar empresas, apurar valores, verificar conformidade e distribuir as subvenções.

O decreto também reforça o apelo do governo para que a subvenção de R$ 1,20 ao litro de diesel importado seja repassada com preços mais suaves ao consumidor. Foram estabelecidas métricas para que o valor do combustível seja calculado a partir do decréscimo do subsídio.

Em um decreto separado, o governo regulamentou a cooperação financeira entre a União, os estados e o Distrito Federal para assegurar o abastecimento nacional de óleo diesel de uso rodoviário. Dos R$ 1,20 que serão subvencionados, cada estado e o governo federal contribuirão com partes iguais de R$ 0,60.

Os estados poderão escolher duas formas de pagamento da sua parte: retenção no FPE (Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal) ou pagamento direto à União. O Banco do Brasil fará a retenção dos valores no FPE após as deduções legais. Se a retenção não for suficiente, o saldo poderá ser cobrado nos repasses seguintes.

Caso o estado ou o DF não quite integralmente sua parte, ficará impedido por 12 meses de contratar operações de crédito com garantia da União e de receber transferências voluntárias da União.

Para o gás de cozinha, a subvenção será de R$ 850 por tonelada para produtos entregues de 7 de abril a 31 de maio, também sob a operacionalização da ANP. As empresas interessadas precisam aderir formalmente junto da ANP, enviar declarações por período de apuração e autorizar o acesso da agência a notas fiscais eletrônicas e outros dados fiscais.

As medidas visam conter a alta dos combustíveis em meio ao choque de oferta e preços causado pela guerra dos Estados Unidos e de Israel com o Irã. Desde o início do conflito, em 28 de fevereiro, os valores acumulam alta de mais de 20%.

Compartilhe esta notícia
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Copiar Link Print
Notícia Anterior Etanol hidratado e anidro sobem nas usinas paulistas
Próximo notícia sitemap.xml
Banner
Portal de notícias Brasil em FolhasPortal de notícias Brasil em Folhas
Follow US
© 2024 BRASIL EM FOLHAS S/A
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta

Username or Email Address
Password

Lost your password?