A Prefeitura de Goiânia ampliou a sinalização viária em 243 bairros da capital nos meses de março, abril e maio deste ano. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) executou 128.468 metros quadrados de sinalização horizontal e implantou 426 placas verticais, abrangendo diversas regiões da cidade.
Os serviços contemplaram a revitalização e recomposição de sinalização em vias recém-recapeadas, como no Setor Universitário e Setor Oeste. Entre as intervenções, constam 1.477 marcações de parada obrigatória (PARE), 34 rotatórias e quase 400 faixas de pedestres. O diretor de Engenharia de Trânsito da SET, Marco Antônio Porfírio, explicou que a secretaria utiliza plástico a frio com micropartículas para garantir alta retrorrefletividade e maior durabilidade.
O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, afirmou que o avanço dos serviços é resultado de planejamento e organização, levando mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A SET orienta os condutores a redobrarem a atenção em vias recém-recapeadas, pois o período de cura do asfalto pode chegar a dez dias.
Luís Tiago Santos, diretor de Trânsito da SET, alertou que a ausência momentânea de sinalização não isenta os motoristas de responsabilidade. Ele declarou que, em cruzamentos sem sinalização específica, a preferência é do veículo que se aproxima pela direita, reforçando a necessidade de prudência.

