O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acionou o plano de gestão de excedente de energia neste domingo, entre 10h e 14h, para reduzir o desequilíbrio entre oferta e demanda. A medida, que resultou na diminuição de 1.000MW, visou prevenir instabilidade na rede devido ao excesso de energia gerada.
A ação ocorreu em um período de alta atividade de geração distribuída, como painéis solares, e baixa demanda industrial e comercial, motivada por feriado prolongado. Em operação combinada, as distribuidoras reduziram a geração em suas áreas de concessão, enquanto o ONS implementou medidas complementares para controlar a quantidade de energia no sistema.
A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) afirmou que as distribuidoras executaram os cortes nas usinas conectadas, seguindo os parâmetros do ONS. O Plano Emergencial de Gestão de Excedentes foi estabelecido no ano passado após riscos de colapso causados pelo excesso de geração renovável em momentos de baixo consumo.
Em 2025, dois episódios em domingos alertaram o setor sobre o risco de desequilíbrio. Em um desses casos, em 10 de agosto, a geração solar representou 37,6% da demanda nacional, forçando o ONS a determinar cortes em parques eólicos e solares. Atualmente, 12 distribuidoras estão habilitadas a executar os cortes, concentrando cerca de 80% da capacidade instalada das usinas Tipo III no país, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

