O Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou a revogação da cidadania de 17 pessoas em todo o país nesta segunda-feira (8). A medida faz parte da intensificação da campanha do governo Trump contra cidadãos naturalizados, visando aqueles acusados de obter a nacionalidade de forma fraudulenta.
A desnaturalização, processo de cassação da cidadania de um naturalizado americano, é rara e exige julgamento em tribunal federal. Autoridades informaram que algumas das pessoas alvo desta operação recente são acusadas de cometer fraude e abuso sexual de menores.
O Procurador-Geral interino Todd Blanche declarou que o Departamento de Justiça segue uma política de tolerância zero para o abuso do processo de cidadania. Ele afirmou que “Obter a cidadania americana é um privilégio e, sob a firme liderança do Presidente Trump, este Departamento de Justiça mantém uma política de tolerância zero para o abuso deste processo”.
O secretário de Segurança Interna, Markwayne Mullin, comentou que o governo continuará a usar todos os meios legais para cassar a cidadania e deportar estrangeiros. O governo Trump já ultrapassou o número de casos de cassação apresentado pelo Departamento de Justiça durante o governo anterior.

