A Secretaria Estadual de Saúde descartou nesta sexta-feira (12) o segundo caso suspeito de vírus Ebola registrado em São Paulo neste ano. A paciente, uma brasileira de 31 anos, foi notificada na quarta-feira (10) após retornar da República Democrática do Congo e apresentar febre e diarreia.
O descarte ocorreu após análises de biologia molecular realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz em duas amostras coletadas em períodos diferentes. A mulher foi transferida de um hospital particular da capital para o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, onde permanece internada recebendo tratamento para gastroenterocolite aguda.
Este é o segundo caso investigado no estado. No dia 1 de junho, foi descartado o primeiro caso, identificado em um homem de 37 anos, também procedente da República Democrática do Congo. O paciente anterior estava internado no Emílio Ribas, com evolução positiva, e apresentava meningite meningocócica.
Antes de chegar ao Instituto de Infectologia Emílio Ribas, o homem foi abrigado em um Centro de Acolhimento ligado à prefeitura de São Paulo. O local recebeu quimioprofilaxia com antibióticos e vacinação coletiva para meningite.

