Um grupo de trabalho do governo brasileiro e dos Estados Unidos se reuniu virtualmente no sábado (13) para debater tarifas comerciais e o combate ao desmatamento. O encontro não gerou conclusões, e novas rodadas de negociação estão marcadas para a próxima semana.
O Brasil foi representado pelo ministro Márcio Elias Rosa, do MDIC, e os Estados Unidos por Jamieson Greer, representante comercial do USTR. A delegação brasileira também contou com a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, e os embaixadores Audo Faleiro e Mauricio Lyrio.
Durante o diálogo, o Brasil reiterou argumentos contrários à investigação da “seção 301”, que propõe uma tarifa de 25% sobre produtos brasileiros, e apontou o déficit comercial com os norte-americanos. O país solicitou rigor técnico na análise dos dados apresentados sobre o desmatamento.
A gestão federal rejeita atender às demandas dos EUA na “seção 301”, mas sinaliza disposição para negociar a redução de tarifas em setores específicos. O governo também mencionou a possibilidade de retirar o veto a um acordo global sobre comércio eletrônico, no âmbito da OMC.

