A presidente da Comunidade de Madrid, Isabel Díaz Ayuso, prometeu firmar convênios com outras regiões para garantir que estudantes de fora da capital tenham acesso ao cartão de transporte, mesmo sem estarem registrados na cidade. A decisão, anunciada após a entrada em vigor da regra, não abrange migrantes sem o devido trâmite administrativo.
A promessa foi feita neste dia em que a medida que condiciona o acesso ao cartão ao registro na capital entrou em vigor. No entanto, a regra continua excluindo todos os migrantes que não conseguem realizar o procedimento administrativo, enfrentando o colapso do sistema de agendamentos da prefeitura de Madrid.
A busca por uma solução para os estudantes está ligada a acordos entre governos que levarão meses para serem alcançados. Assim, alunos de fora de Madrid sem registro na capital ficarão sem transporte público durante esse período, a menos que já possuam o cartão ou se registrem.
O próprio executivo calcula que a decisão afeta cerca de 200.000 pessoas. A presidente Ayuso afirmou que o governo buscará a inclusão dos estudantes, mas a exclusão de migrantes sem documentação permanece.

