A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza testagem gratuita para diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em terminais de transporte coletivo da capital. A ação, que ocorre no Terminal Rodoviário nesta quinta-feira (18/6), visa facilitar o acesso da população aos exames e orientações de saúde sexual.
A iniciativa, que começou na semana anterior no Terminal Praça da Bíblia, terá como foco o Terminal Rodoviário de Goiânia, nas dependências do Araguaia Shopping, das 8h às 12h. As atividades de prevenção se estenderão por todo o mês de junho, com nova etapa marcada para o Terminal do Dergo no dia 25 de junho.
Além da testagem, a SMS distribui preservativos e géis lubrificantes aos usuários. O coordenador de Prevenção às ISTs da SMS, Leandro Vilela, disse que levar os testes aos terminais reforça a importância de hábitos que evitam a contaminação e esclarece dúvidas sobre saúde sexual.
Os exames são realizados de forma gratuita e sigilosa, com resultado disponível em cerca de 15 minutos. Em caso de resultado positivo, os usuários recebem acolhimento e são encaminhados para acompanhamento e tratamento na rede municipal de saúde.

