O prefeito Sandro Mabel lançou, nesta quarta-feira (17/6), o projeto “Sabor que Educa – Excelência na Alimentação Escolar” em Goiânia. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoverá um concurso para premiar merendeiras e manipuladores de alimentos, buscando fortalecer a cultura de alimentação saudável nas escolas.
O concurso, realizado na Escola Municipal Tempo Integral Professora Lousinha, no Residencial Itamaracá, avaliará apresentações culinárias com base em sabor, criatividade, boas práticas de manipulação e viabilidade de aplicação no ambiente escolar. A proposta reforça as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e estimula a inovação nos cardápios.
Segundo a SME, as receitas devem priorizar alimentos in natura ou minimamente processados, permitindo sua replicação na rede municipal. A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, afirmou que o município tem aumentado o valor do repasse para as escolas, com aumentos superiores a 50% em algumas unidades.
A disputa ocorrerá em etapas, com semifinais agendadas para agosto e setembro em cada regional de Educação. As dez melhores receitas avançarão para as semifinais, onde as duplas terão 1h30 para preparar uma receita. A final está prevista para outubro, mês em que se celebra o Dia da Merendeira.

