O governo do Rio de Janeiro suspendeu cautelarmente os pagamentos do programa Balcão do Consumidor, ligado à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor. A decisão, tomada pelo governador em exercício, ocorreu após recomendações da Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ) e da Auditoria Geral do Estado (AGE-RJ).
A suspensão dos repasses permanecerá ativa até que os fatos sejam esclarecidos e a regularidade da execução do projeto seja comprovada. Segundo o governo, a medida visa proteger os recursos públicos estaduais enquanto os órgãos de controle apuram os pontos levantados.
A CGE-RJ havia emitido um parecer técnico com alertas na fase preliminar do Balcão do Consumidor. Posteriormente, a fiscalização da AGE-RJ identificou falhas nos mecanismos de controle, monitoramento e prestação de contas do projeto, gerando alertas de risco e recomendações cautelares.
A CGE-RJ afirmou que seu acompanhamento busca garantir a integridade, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos estaduais.

