Um imigrante haitiano de 47 anos, que reside no Acre há 15 anos, torcerá pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo nesta sexta-feira (19). O homem, natural de Gonaïves, Haiti, escolheu o Brasil como lar ao buscar trabalho e uma vida melhor após o terremoto de 2010.
O imigrante chegou ao Acre em 2011, sozinho, com o objetivo de ajudar a família que permaneceu em seu país de origem. Atualmente, ele trabalha como auxiliar de perecíveis em Rio Branco e mantém um compromisso financeiro, enviando cerca de R$ 500 aos pais no Haiti todos os meses.
A decisão de deixar o Haiti ocorreu em um período de grande dificuldade, após o terremoto de janeiro de 2010, que causou mais de 300 mil mortes. Desde então, o Acre recebeu um grande fluxo de imigrantes, sendo os haitianos a maioria, com mais de 40 mil pessoas passando pelo estado.
O imigrante declarou que o Brasil representa uma bênção para ele, pois conseguiu trabalhar e melhorar de vida no estado. Ele afirmou que, embora tenha vontade de visitar o Haiti, seu foco é permanecer no Brasil, onde encontrou acolhimento e oportunidades.

