A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alertou a população sobre os cuidados necessários no combate às arboviroses. O aviso ocorre devido às últimas chuvas e à previsão de novas precipitações na capital, o que reforça a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) prevê novas chuvas nos próximos dias. O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, afirmou que o alerta principal é sobre a chikungunya, visto que os casos em 2026 já ultrapassaram o total registrado em 2025. Em 2026, a cidade registrou 272 casos confirmados de chikungunya, comparado a 163 ocorrências em 2025. No período de janeiro a junho, o aumento foi de 189%.
Em relação à dengue, foram confirmados 24.245 casos até a semana epidemiológica 23 de 2026. Este número representa um acréscimo de 6% sobre os 22.865 casos registrados no mesmo período de 2025. Pellizzer declarou que, apesar do trabalho com agentes de combate a endemias, o apoio da população é fundamental para o controle da doença.
As recomendações incluem manter caixas d’água e reservatórios sempre tampados, evitar o acúmulo de água em pneus e vasos de plantas, e realizar limpeza frequente de calhas e ralos. A população deve procurar uma unidade de saúde se apresentar sintomas como febre, dores no corpo ou manchas avermelhadas na pele, visando o diagnóstico precoce.

