A região de Piracicaba, no interior de São Paulo, registrou um aumento de 29% nas internações por acidentes de trânsito entre janeiro e abril de 2026. Os dados do Departamento Regional de Saúde de Piracicaba mostram que a área tem, em média, mais de nove internações diárias causadas por colisões.
O crescimento no número de atendimentos de urgência e emergência ocorre em contraste com os indicadores do estado de São Paulo e da região de Campinas, que registraram queda no mesmo período. Em 2025, os quatro primeiros meses contabilizaram 856 internações na região do DRS X. Em 2026, esse número subiu para 1.109 internações nos 26 municípios abrangidos.
Especialistas apontam que o volume de acidentes sobrecarrega a rede hospitalar. Maurício Etchebehere, professor do Departamento de Ortopedia da Unicamp, explicou que a pressão da urgência e emergência ocupa leitos de enfermaria e UTI, além de horários cirúrgicos. Isso impede que pacientes com procedimentos eletivos sejam internados ou operados.
Os registros de acidentes graves, como o de um indivíduo que sofreu um capotamento em área rural, ilustram a gravidade dos casos. O professor Etchebehere declarou que o paciente politraumatizado ocupa recursos essenciais, impactando diretamente o atendimento programado.

