Um memorial foi inaugurado em Belém neste sábado (20) para homenagear os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. O monumento está situado na Escadinha do Cais do Porto, local histórico onde os pioneiros chegaram em 19 de novembro de 1910.
A inauguração ocorreu durante as comemorações dos 115 anos da igreja na capital paraense. A obra é assinada pelo escultor Mario Pitanguy. A programação do evento incluiu a encenação da chegada dos missionários, que reuniu centenas de pessoas.
O pastor Samuel Câmara, presidente da Assembleia de Deus no Pará, afirmou que o memorial resgata a história de dois homens que chegaram movidos por missão. “Nós estamos aqui no mesmo lugar onde, há 115 anos, desembarcaram dois homens solitários. Ninguém os esperava, não sabiam falar o nosso idioma, e chegaram aqui movidos por uma missão”, disse.
A governadora do Pará, Hana Ghassan, participou da celebração e destacou a relevância da data. Ela declarou que o memorial representa a chegada dos pioneiros que fundaram a Assembleia de Deus no Brasil todo. A pastora Patricia Pinheiro, da coordenação Missão com Famílias, comentou que o monumento preserva a história de dois missionários suecos que aceitaram o desafio pela fé.

