A prefeitura de Goiânia alertou a população sobre os cuidados necessários no combate às arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, devido às recentes chuvas e à previsão de novas precipitações na capital.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) confirmou a possibilidade de novas chuvas, o que reforça a necessidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. O secretário municipal de saúde, Luiz Pellizzer, declarou que o combate depende do apoio da população, apesar das ações de agentes de combate a endemias e uso de bombas costais.
Os dados epidemiológicos mostram um crescimento significativo. Em 2026, Goiânia registrou 272 casos confirmados de chikungunya, superando os 163 casos de 2025. No período de janeiro a junho, o aumento atingiu 189%. Já em relação à dengue, foram confirmados 24.245 casos até a semana epidemiológica 23 de 2026, um acréscimo de 6% em comparação com os 22.865 casos de 2025.
As recomendações incluem manter caixas d’água e reservatórios tampados, evitar acúmulo de água em pneus e vasos de plantas, e realizar limpeza frequente de calhas e ralos. Pellizzer finalizou dizendo que quem apresentar febre, dores no corpo ou manchas avermelhadas deve procurar uma unidade de saúde para diagnóstico precoce.

