São Paulo entregou a primeira fase do Novo Brasil, um conjunto habitacional com 2.711 apartamentos, e regularizou 2.310 imóveis em Capela do Socorro. A iniciativa, parte da política habitacional municipal, visa tirar famílias do aluguel e de áreas de risco, oferecendo moradia com infraestrutura completa.
A entrega das unidades, que pertencem ao Condomínio São Paulo, beneficiou 374 famílias que recebiam auxílio-aluguel após deixarem regiões de risco ou áreas submetidas a obras de urbanização. Os apartamentos, com 41 m², possuem dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O empreendimento foi planejado para funcionar como um novo bairro, incluindo saneamento, ciclovias, áreas verdes e equipamentos como Unidade Básica de Saúde (UBS) e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI).
Além da entrega das moradias, o programa Escritura na Mão regularizou a documentação de 2.310 imóveis em núcleos como Jardim Noronha II e Sítio Hamada. Para os beneficiados, o título definitivo garante segurança jurídica e reconhecimento oficial da propriedade, encerrando longas esperas. O programa ultrapassa 88 mil títulos concedidos desde 2021.
O secretário municipal de Habitação, Diogo Soares, afirmou que a habitação deixou de ser apenas planejamento e virou entrega real. Ele explicou que a urbanização das margens de represas melhora a qualidade de vida local e preserva patrimônio essencial para o abastecimento de água da cidade.

