A seleção de futebol do Irã apresentará uma reclamação à Fifa contra restrições de viagem impostas pelas autoridades dos Estados Unidos durante a Copa do Mundo de 2026. As medidas prejudicam a preparação da equipe para o jogo contra os belgas, em Los Angeles, e ferem o princípio de igualdade entre os participantes, segundo a federação.
A comissão técnica iraniana ainda não recebeu autorização para entrar no país e deve chegar um dia antes da partida. O porta-voz da federação declarou que, apesar de ter enviado o cronograma de preparação com antecedência, a seleção enfrenta restrições que afetam os planos técnicos.
Os problemas começaram após a estreia iraniana. A delegação recebeu determinação para deixar o território norte-americano imediatamente. Um atacante e um membro da comissão técnica foram retidos temporariamente no aeroporto de Los Angeles. O técnico Amir Ghalenoei comentou que a equipe planejava se recuperar em Los Angeles, mas não obteve autorização.
O atacante pediu apoio da Fifa, afirmando que a situação é ruim para o futebol. Além disso, a federação relatou que o atacante Mehdi Torabi recebeu visto de entrada única, enquanto os demais integrantes possuem vistos de múltiplas entradas. A base de operações foi transferida para Tijuana, no México, devido às tensões entre os dois países desde fevereiro de 2026.

