O Sistema de Seleção Unificada Complementar (Sisu+) encerra as inscrições nesta sexta-feira, 19 de junho, às 23h59, no horário de Brasília. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa ampliar as oportunidades de ingresso em instituições públicas de ensino superior no segundo semestre de 2026.
O Sisu+ é uma etapa complementar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal programa do MEC para ingresso em universidades federais usando notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Candidatos que realizaram pelo menos uma edição do Enem nos últimos três anos e concorreram na etapa regular do Sisu 2026 podem participar.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O estudante pode escolher até dois cursos, independentemente das opções selecionadas na edição regular. A classificação dos participantes será feita com base na maior nota obtida no Enem entre as edições consideradas pelo programa.
Candidatos já matriculados em instituições públicas podem participar do Sisu+. Contudo, se selecionados novamente, devem optar por apenas uma vaga, pois a legislação brasileira impede a ocupação simultânea de duas vagas em cursos de graduação públicos. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 24 de junho.

