Em outubro de 1973, a Seleção Gaúcha de Futebol, composta por atletas de clubes do interior do Rio Grande do Sul, participou de uma excursão pela América Latina. Durante a viagem, o time gaúcho enfrentou a Seleção do Haiti duas vezes, em um período em que o país caribenho vivia sob o regime ditatorial de Jean Claude Duvalier.
A excursão, que abrangeu países da América do Sul, Central e Norte, incluiu um triangular contra Haiti e Jamaica, além do Deportivo Cali, clube colombiano. Devido a um furacão que atingiu a Jamaica, o confronto com a seleção caribenha foi cancelado, permitindo que o time gaúcho jogasse duas vezes contra o Haiti.
Os dois jogos tiveram placares distintos: o primeiro foi uma vitória haitiana no Estádio Silvio Cator, em Porto Príncipe. No segundo confronto, os jogadores gaúchos conseguiram reverter o placar, com gol de Décio. A viagem foi organizada pela Federação Gaúcha, conforme anúncio de um jornal local.
Naquele ano, o Haiti enfrentava um dos seus momentos mais difíceis, sob o governo de Jean Claude Duvalier, conhecido como Baby Doc. O regime era caracterizado pelo controle rígido da milícia dos “tontons macoutes” e pela ausência de consulta democrática ao povo.

