Vinte e cinco navios comerciais atravessaram o Estreito de Ormuz na quinta-feira, o maior volume registrado desde abril, segundo a empresa de inteligência marítima AXSMarine. O movimento ocorre após os Estados Unidos e o Irã assinarem um acordo na quarta-feira, que visava reabrir a importante via navegável.
O tráfego de embarcações representa quase cinco vezes a média diária dos primeiros dez dias de junho. Contudo, os números permanecem muito aquém dos níveis pré-conflito, quando cerca de 110 navios cruzavam o estreito diariamente, em média. Antes do conflito, aproximadamente 20% do petróleo mundial transitava pela rota, e seu fechamento provocou alta nos preços do petróleo.
A Autoridade de Gestão da Via Marítima do Golfo Pérsico do Irã (PGSA) assumirá a administração do tráfego após o acordo. O Conselho Supremo de Segurança Nacional do país informou que as embarcações não pagarão taxas de solicitação por 60 dias, pois o governo cobrirá os custos. O Irã também trabalha na remoção de minas da via marítima, conforme previsto.
A AXSMarine acrescentou que a retomada do tráfego ocorreu em meio a um grande evento de interrupção do sinal AIS no Golfo Pérsico, afetando mais de 200 embarcações simultaneamente por falsificação ou comportamento anormal do sistema.

