O governo da Argentina emitiu um alerta após o roubo de Césio-137 de um laboratório na cidade de Rosario, na terça-feira (16). A substância radioativa, que estava em cápsula de chumbo para conter a radiação, desapareceu quando técnicos foram usá-la para calibrar equipamentos médicos.
As autoridades instruem que ninguém abra, transporte ou mexa no objeto roubado. Caso seja encontrado, a recomendação é notificar imediatamente a Autoridade Regulatória Nuclear (ARN) para que equipes realizem a retirada de forma segura.
O sumiço foi detectado durante a rotina de trabalho dos técnicos. Após o registro do ocorrido, a ARN ativou o Sistema de Intervenção em Emergências Radiológicas (SIER) e notificou a Agência Federal de Emergências (AFE) e a Divisão de Risco Radiológico e Nuclear da Polícia Federal Argentina, que disseminaram o alerta às autoridades locais.
O Césio-137 é um material radioativo usado em processos nucleares controlados para calibrar aparelhos de medição de radiação e em tratamentos oncológicos. A exposição à substância pode causar queimaduras graves, doenças por radiação e aumentar o risco de câncer.

