A exposição “Heranças modernistas: o Salão Paulista de Belas Artes” está aberta no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A mostra apresenta a trajetória de uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, criada em 1933 e realizada por quase 80 anos.
A mostra, curada por Renata Rocco e Raquel Elena Ruiz, aborda a relevância do Salão Paulista de Belas Artes na difusão da produção artística nacional e na formação de acervos públicos. O evento reuniu artistas de todo o Brasil e contribuiu para a consolidação do Modernismo no país.
O Acervo dos Palácios abriga todas as obras expostas, que são peças premiadas ao longo da história do Salão. A pintura “Operários”, de Tarsila do Amaral, foi apresentada na primeira edição oficial e faz parte da coleção atual.
Raquel Elena Ruiz afirmou que o Salão “contribuiu para a formação de importantes coleções públicas e ofereceu visibilidade a artistas de diferentes gerações e estilos”. A exposição permanece em cartaz até 13 de novembro de 2026, com entrada gratuita e agendamento prévio obrigatório.

