O ministro do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que o governo pretende eliminar a declaração anual do Imposto de Renda em até dois anos. A mudança, que pode ocorrer no próximo ou no seguinte ano, baseia-se na coleta automática de dados de instituições financeiras e cartórios.
Durigan explicou que, com a automação, o contribuinte deixaria de preencher formulários manualmente. Ele passaria a apenas conferir as informações já disponíveis no sistema e corrigir eventuais dados incorretos.
O secretário também abordou a questão das encomendas internacionais de até US$ 50, conhecidas como taxa das blusinhas. Ele declarou que o imposto de importação permanecerá zerado até o término do atual governo, mantendo o programa Remessa Conforme.
Além disso, Durigan comentou sobre a Operação Conto da Sorte, realizada com a Receita Federal e Ministérios Públicos de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Segundo o ministro, as investigações apontam que 37 empresas movimentaram R$ 50 bilhões, reforçando o combate às bets ilegais.

