Moradores de Guaraí, Tocantins, observaram um ponto luminoso ao lado da Lua na noite de quarta-feira, dia 17. O fenômeno, um alinhamento planetário, foi registrado por moradores e explicado por especialistas em química e astronomia.
O ponto luminoso visto no céu é o planeta Vênus. Segundo Adão Lincon Bezerra, coordenador do projeto de extensão ‘Olhando para o Céu’, o evento decorre da geometria do sistema solar. Ele explicou que, por os planetas possuírem órbitas coplanares, eles parecem formar uma linha quando observados da Terra.
O alinhamento não é um evento isolado. O professor Bezerra afirmou que o fenômeno ocorre desde a semana anterior, quando Vênus e Júpiter estiveram próximos. A conjunção Lua-Vênus ocorreu na noite de quarta-feira.
O espetáculo celeste deve persistir por mais algumas semanas. Na quinta-feira, dia 18, após o pôr do sol, será possível acompanhar o alinhamento da Lua com os planetas Vênus, Mercúrio e Júpiter, embora a proximidade entre eles diminua com o tempo.

