Autoridades dos Estados Unidos e do Irã assinaram um memorando interino de paz na noite de quarta-feira (17). O acordo reabre o Estreito de Ormuz e prevê isenções imediatas de sanções para o petróleo iraniano. A assinatura ocorreu em Paris, durante evento com o presidente francês Emmanuel Macron.
O memorando de entendimento, que já está em vigor, prevê a reabertura rápida do Estreito de Ormuz, rota que sofreu bloqueios e elevou os preços globais de energia. O texto também estabelece isenções imediatas de sanções para o petróleo iraniano. Posteriormente, haverá conversas sobre a questão nuclear e possíveis ganhos financeiros adicionais para o Irã.
Apesar do alívio nos mercados globais de energia, que viu o Brent cair abaixo de 80 US$ o barril nesta semana, o pacto gerou forte reação interna nos EUA. Senadores republicanos criticaram a medida, afirmando que ela representa uma vitória para o Irã. Um dos aliados do presidente declarou que o memorando é apenas uma estrutura para chegar a um acordo final.
O presidente Donald Trump defendeu a exclusão do programa de mísseis balísticos do Irã do acordo inicial, mas indicou que os mísseis serão discutidos em conversas futuras. Ele também sinalizou a liberação de bilhões de dólares em ativos iranianos congelados, argumentando que seria prejudicial ao dólar não fazê-lo. O acordo preliminar deixa pontos sensíveis, como o urânio altamente enriquecido, para negociações futuras.

