Um painel sobre manejo integrado do fogo no Pantanal foi apresentado na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), em Bonn, Alemanha, no dia 17 de junho. A iniciativa, proposta pelo Instituto SOS Pantanal e organizada com o IPAM, visa transformar compromissos climáticos em ações práticas.
O debate, intitulado “Da ação à implementação: ampliando soluções de manejo do fogo para reduzir emissões de incêndios”, deu continuidade aos compromissos assumidos em 2025 na Cúpula do Clima de Belém. Naquela ocasião, o Brasil lançou o Chamado à Ação pelo Manejo Integrado do Fogo e Resiliência a Incêndios Florestais.
O documento defende a substituição de ações focadas em emergências por estratégias de prevenção e uso planejado do fogo, integrando conhecimento científico e saberes de comunidades locais. O Chamado à Ação, que teve adesão inicial de 50 países, conta atualmente com o apoio de 67 nações e quatro organizações internacionais.
Segundo a diretora de ciência do IPAM, Ane Alencar, o combate aos incêndios é vital para as metas climáticas globais. Ela declarou que “ampliar o Manejo Integrado do Fogo pode reduzir emissões, fortalecer a resiliência do território e proteger comunidades e ecossistemas em todo o mundo”.
A primeira parte do evento apresentou dados sobre o avanço de incêndios globais e exemplos de manejo em diversas regiões. A segunda etapa focou na cooperação internacional e nas oportunidades de financiamento para ampliar essas ações nos próximos anos.

