O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. Candidatos que não obtiveram isenção podem quitar o boleto até a próxima segunda-feira, 22 de junho, mantendo o valor em R$ 85.
A retificação do cronograma foi publicada no Diário Oficial da União. O pagamento pode ser efetuado em bancos, casas lotéricas, aplicativos bancários ou via Pix, utilizando o QR Code disponível na Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). O Inep informou que depósitos em caixa eletrônico, transferências bancárias ou ordens de pagamento não são aceitos. A confirmação da inscrição depende da quitação da taxa dentro do prazo estipulado.
O instituto detalhou os critérios de isenção. Estão dispensados estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, participantes do programa Pé-de-Meia, candidatos de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada. Também têm gratuidade quem usar o Enem para obter certificado e estiver no CadÚnico.
As provas do Enem 2026 serão aplicadas nos dias 8 e 15 de novembro. Antes disso, o Inep divulgará o resultado das solicitações de atendimento especializado em 26 de junho, com prazo para recursos entre 29 de junho e 3 de julho.

