O senador Rodrigo Pacheco criticou nesta quarta-feira, 17 de junho de 2026, o uso de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) como ferramenta eleitoral. Durante o 7º Brasília Summit, o parlamentar classificou o discurso como “oportunista”, “populista” e “muito pobre”.
Pacheco afirmou que o tribunal desempenhou papel crucial no enfrentamento da pandemia de covid-19 e após os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro. “Eu repito que o Supremo foi muito importante para o Brasil em momentos muito difíceis”, declarou o senador.
O parlamentar defendeu que críticas e divergências técnicas fazem parte do jogo democrático. Ele citou seu apoio a pautas que alteram o funcionamento do tribunal, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas e a proposta de mandatos fixos para os ministros.
Pacheco disse que o que não faz parte do debate são as agressões contra o STF, classificando muitas delas como infundadas.

