O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) iniciará uma operação especial para poupar água nos reservatórios de Itaipu e de hidrelétricas do Sul. A medida visa garantir a estabilidade do fornecimento de energia durante a forte intensidade esperada do fenômeno El Niño, que deve reduzir as chuvas na Região Norte.
A estratégia do ONS consiste em armazenar energia para compensar a provável diminuição das chuvas na Região Norte, onde estão localizadas usinas estruturantes como Belo Monte, no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. Segundo Alexandre Zucarato, diretor de Planejamento do ONS, a preocupação principal é a seca nessas áreas, que são cruciais para o atendimento de ponta do sistema.
As hidrelétricas do Sul podem auxiliar nesse esforço, pois a região está no período de chuvas. A ideia é reter a água nos reservatórios para gerar energia no segundo semestre, quando as reservas do Sudeste e Centro-Oeste estiverem mais baixas. O ONS também visa preservar os reservatórios dos rios Grande e Paranaíba, que formam o Paraná, concentrando dois terços da capacidade de armazenamento do país.
Zucarato explicou que o objetivo é “manter esses ativos o mais cheio possível até o início da transição do período chuvoso. É segurar esses ativos até meados de setembro para ter uma reserva de potência em caso de atraso das chuvas”. O diretor alertou ainda para a necessidade de cortes de energia em pequenas geradoras para evitar colapso no sistema, caso os cortes em grandes usinas não sejam suficientes.

