O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o presidente Donald Trump durante a cúpula do G7, realizada em Évian-les-Bains, na França. Lula afirmou não gostar do comportamento de “imperador” do líder americano, classificando a postura como um mau exemplo para a democracia, segundo áudio captado pela agência de notícias.
A crítica ocorreu durante uma conversa com o líder da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, após o encontro desta quarta-feira, dia 17. Lula declarou que o Brasil não tem divergência com nenhum país e que ele não gosta de brigas. Em um discurso na reunião sobre crescimento econômico, o presidente brasileiro criticou medidas protecionistas de países ricos.
Lula explicou que “O neoliberalismo agravou a desigualdade econômica e a crise política que hoje assolam as democracias. Agora, o protecionismo e o unilateralismo ressurgem como respostas falaciosas para a complexidade dos nossos problemas”. Ele também abordou o desafio do crime organizado, defendendo que o combate a ele deve respeitar a soberania dos Estados.
Apesar de expectativas de uma reunião bilateral entre os dois líderes para tratar de tarifas, o Itamaraty descartou negociações diretas. Nos eventos sociais, os dois chefes de Estado mantiveram distância, embora tenham trocado cumprimentos em momentos anteriores, segundo relatos de veículos de comunicação.

