Trabalhadores que assistem pessoas em situação de rua em Madri se concentraram em frente à sede da Área de Políticas Sociais do Ayuntamiento de Madrid. Os manifestantes denunciaram condições de trabalho precárias, como sobrecarga burocrática e falta de espaço, após a retirada de pertences de pessoas em situação de rua sem aviso prévio.
A concentração ocorreu quatro dias após a revelação de que pertences de pessoas em situação de rua foram retirados sem aviso prévio, fato denunciado por vários profissionais do serviço. Os manifestantes utilizaram cartazes com a frase: “Grupo 5 explotador, Ayuntamiento colaborador”.
Os profissionais alegaram que enfrentam condições laborais cada vez mais precárias. Eles citaram sobrecarga burocrática, ausência de espaço nos centros de trabalho e descumprimento de acordos laborais. Além disso, apontaram a falta de negociação com a empresa contratada e o Ayuntamiento.
Um representante sindical comentou que os trabalhadores sofrem retaliação ao tentar expressar suas preocupações. Ele afirmou: “Cada vez que intentamos levantar la voz, nos intentan castigar”.

