A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro realiza um concerto no Theatro Municipal em 23 de junho, às 19h. O evento celebra o Dia Nacional do Esporte e homenageia mulheres que construíram o futebol feminino brasileiro, reforçando o esporte como ferramenta de transformação social.
A apresentação, sob regência de Cláudio Cruz, é promovida pela Ação Social da Música do Brasil e conta com apoio da No More Brasil, da EBC e da Unesco. A noite terá início com a exibição de um vídeo focado no combate ao feminicídio e na liberdade de escolha feminina. Em seguida, serão homenageadas as mulheres que impulsionaram a história do futebol feminino no país.
A celebração também marca a contagem regressiva de um ano para a Copa do Mundo Feminina de 2027. Nesse dia, o Cristo Redentor receberá uma iluminação especial em referência ao evento esportivo. A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, formada por músicos de comunidades do Rio de Janeiro, apresentará obras de Tchaikovsky, Strauss, Carlos Gomes, Gonzaguinha e Vangelis.
Fiorella Solares, diretora da orquestra, comparou a exigência das duas áreas. Ela afirmou que “a maior semelhança que os músicos têm com o esporte é que ambas as profissões demandam muito do indivíduo, são caminhos paralelos”. O repertório foi escolhido para unir diferentes gerações no palco do Theatro Municipal.

