Royalties do petróleo caíram em três das quatro cidades do Litoral Norte de São Paulo. Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba registraram quedas significativas nos últimos anos, levando as prefeituras a cortar gastos.
Ilhabela, a cidade que mais sofreu com a queda, registrou uma redução de 41,2% nos royalties nos últimos cinco anos. Em 2025, a arrecadação foi de R$ 309,6 milhões, contra R$ 694,3 milhões em 2022.
Caraguatatuba também enfrentou uma queda de 52,48% na arrecadação em 2025, com R$ 108,7 milhões recebidos. Em Ubatuba, a arrecadação caiu de R$ 17 milhões em 2022 para R$ 10,68 milhões em 2025.
São Sebastião foi a única cidade que viu aumento na arrecadação, após uma decisão judicial em 2023 que ampliou seu território.

