A Siemens Energy planeja participar do primeiro leilão de baterias do Brasil, marcado para dezembro, fornecendo tecnologia de armazenamento para grupos interessados. A empresa negocia parcerias com três a quatro fornecedores internacionais e aposta na produção nacional de sistemas de gerenciamento de bateria (BMS), segundo o vice-presidente de Grid Solutions para a América Latina.
O Ministério de Minas e Energia (MME) publicou no dia 2 de junho as diretrizes do leilão, que será realizado nos dias 2 e 4 de dezembro. A disputa terá duas etapas, sendo a primeira exclusiva para projetos que atendam requisitos de conteúdo nacional conforme critérios do BNDES.
De acordo com o executivo, parceiros que utilizarem as tecnologias da Siemens Energy poderão participar da primeira etapa. A empresa avalia firmar parcerias com fornecedores chineses, coreanos e europeus, entre os sete maiores do mundo. “A gente está bem seguro que essas parcerias vão ser o suficiente pra gente ter êxito nesse leilão”, afirmou.
Os principais requisitos técnicos incluem disponibilidade mínima de 30 MW, capacidade de operação contínua por pelo menos quatro horas, eficiência total mínima de 85%, tempo máximo de recarga completa de seis horas e atendimento às conexões definidas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

