O presidente do Vasco, Pedrinho, criticou nesta quarta-feira (24) a decisão judicial que o afastou do Conselho de Administração da SAF do clube, classificando a ação como ‘maldade’. Em comunicado, ele afirmou que a venda da SAF para o empresário Marcos Lamacchia ‘estava prestes a ser anunciada’ e que um grupo contrário à negociação articula nos bastidores. A juíza Caroline Fonseca, da 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, determinou o afastamento com base em falhas graves de governança corporativa apontadas pelo Conselho Fiscal. Além de Pedrinho, outros dois conselheiros foram removidos. Samantha Longo foi nomeada interventora para reestabelecer a governança.
Além de Pedrinho, foram afastados Christiano Stockler Campos e Felipe Passos Elias. A juíza determinou que Samantha Longo, presidente da Comissão de Mediação da OAB-RJ, assuma como interventora no prazo de 60 dias para restabelecer a regularidade dos processos de governança, transparência e prestação de contas. Ela deverá apresentar relatórios quinzenais à Justiça.
O imbróglio começou em setembro de 2022, quando o Vasco, então presidido por Jorge Salgado, vendeu 70% da SAF para a 777 Partners. Em janeiro de 2024, Pedrinho assumiu a presidência do clube e uma cadeira no conselho da SAF. Em maio de 2024, uma decisão judicial determinou o retorno do controle do futebol ao clube associativo, afastando a 777. Agora, nova decisão afasta Pedrinho e seus aliados da gestão da SAF.

