O secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmou nesta quinta-feira, 25, que o Irã representa uma ameaça mais grave para a Europa do que para os Estados Unidos. Em coletiva de imprensa realizada no Bahrein, Rubio disse que o país iraniano possui mísseis capazes de atingir partes do continente europeu.
Rubio reforçou que Teerã não pode desenvolver arma nuclear e que o então presidente Donald Trump foi quem tomou medidas sobre o assunto. O secretário também comentou que a aliança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) enfrenta questionamentos devido à dificuldade de uso de bases militares no Oriente Médio por parte dos aliados europeus.
O secretário explicou que o apoio à presença da OTAN é fundamental para garantir direitos de base que permitem projetar poder e proteger interesses. Ele mencionou que a situação criou uma “verdadeira nuvem” sobre a organização, mas esperou que o problema fosse resolvido.
Além disso, Rubio informou que o governo Trump assumiu um “compromisso total” em apoiar a Venezuela após o terremoto, embora ainda não houvesse valor definido de ajuda. O Irã, por sua vez, criticou a OTAN, alegando ser “cúmplice” na guerra do Oriente Médio.

