A cidade de São Paulo registrou, nesta quinta-feira (25), o recorde de menor temperatura máxima para um mês de junho em 30 anos. A capital paulista atingiu 13,4°C, conforme dados da Defesa Civil, registrados na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da Capital (INMET). O evento ocorre durante a primeira onda de frio do inverno de 2026 no Brasil.
O sistema de ar polar, que provocou o registro, começou a se deslocar para o oceano na sexta-feira (26), o que deve diminuir a intensidade do frio nacional. Contudo, o inverno deve manter a passagem de novas frentes frias ao longo do final de junho.
O fenômeno registrou, na quarta-feira (24), a menor temperatura do ano até o momento no país, com -9,2°C em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina. O centro da massa de ar gelado passou sobre o Sul e parte do Sudeste nesta quinta-feira (25).
Neste período, o risco de geada ampla permanece alto em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A baixa temperatura também atinge o sul de Mato Grosso do Sul e áreas de São Paulo.

