A agência de navegação da ONU suspendeu nesta quinta-feira, dia 25, uma operação de retirada de centenas de navios e milhares de marítimos do Estreito de Ormuz. A decisão ocorreu após um navio ser atacado no Golfo de Omã, segundo comunicado da Organização Marítima Internacional (IMO).
Arsenio Dominguez, secretário-geral da IMO, informou que o ataque ocorreu contra uma embarcação que não fazia parte do quadro de retirada da IMO. Ele declarou que a suspensão temporária visa reconfirmar se as garantias de segurança necessárias permanecem válidas para os navios na lista de evacuação e para todos na região.
A iniciativa de retirada, lançada na terça-feira, dia 23, era uma opção voluntária para que navios e tripulações deixassem o Golfo por duas rotas: uma por águas iranianas e outra por águas de Omã com supervisão dos Estados Unidos. Dados iniciais da IMO indicaram que cerca de 57 navios, transportando aproximadamente 1.100 marítimos, haviam atravessado o estreito entre 23 de junho e a manhã de 25 de junho.
A agência marítima britânica UKMTO relatou que um navio porta-contêineres sofreu um possível ataque ao tentar passar pelo estreito próximo à costa de Omã nesta quinta-feira. Uma fonte de segurança marítima disse que o navio pode ter sido alvo de um drone, mas a autoria do ataque ainda não foi esclarecida.

